Nicolas Flamel, o vencedor da pedra pelo fogo


Na Manufactura Editora foi recentemente publicado o livro Nicolas Flamel, o vencedor da pedra pelo fogo, um estudo histórico-documental sobre a verdadeira identidade do misterioso alquimista e livreiro parisiense dos séculos XIV e XV, fonte de mil e uma fábulas, como Harry Potter e a Pedra Filosofal de J.K. Rowling ou o Código da Vinci de Dan Brown.

http://manufactura.pt/catalogo/nicolas-flamel-o-vencedor-da-pedra-pelo-fogo/?fbclid=IwAR2BRZuyKvVx60d7ceOimt8PxST5d88Yvhex6uOWeXfsfk3vlSIbISEXu5c

http://europresseditora.pt/livraria-online/nicolas-flamel-o-vencedor-da-pedra-pelo-fogo/?fbclid=IwAR1FV2C3H1vJ_EVMYhocVzO2OsDjfUpwpMAkuQjvY1jFCQ87Wm-5dgIGDiQ

https://www.wook.pt/livro/nicolas-flamel-grosse-walter/22549402?fbclid=IwAR18196mVbsEVxZm20Tbkz9eKAVruxY0bYP0EtwOnoRihDaJU3FcWisQdNU

https://www.bertrand.pt/livro/nicolas-flamel-grosse-walter/22549402?fbclid=IwAR3MotNf1Hce2KZuXkYDpzLpmgBWEIwSzcYTzUh-cjJfMCZA18qA-fx0ZXw

https://www.fnac.pt/Nicolas-Flamel-O-Vencedor-da-Pedra-Pelo-Fogo-Walter-Grosse/a6398034?omnsearchpos=1#




No entender do escritor Richard Khaitzine, o nome “Nicolas Flamel” parece um pseudónimo e, de facto, seguindo a demonstração sui generis do ilustre Fulcanelli, esse seria, efectivamente, um nomen mysticum, formado a partir da epígrafe o vencedor da pedra pelo fogo, de acordo com a sua etimologia greco-latina.


Tal acepção é, sem dúvida nenhuma, a chave-mestra de toda a engrenagem capaz de destrinçar o mistério do Nicolas Flamel livreiro. Com efeito, os nossos historiadores não conseguem explicar o facto de não existirem livros manuscritos escritos pelo seu próprio punho, o que deu azo às mais variadas interpretações. Ora, como é que ele podia ser um fabricante e vendedor de livros se na verdade não existe nada assinado sob este nome?



Portanto, com base no princípio da Navalha de Occam, que nos enuncia que a explicação mais simples é a que tende a ser a mais correcta, equacionámos que se “Nicolas Flamel” é um pseudónimo, então o mais lógico é ele tê-los assinado sob a sua verdadeira identidade!

Certos documentos indicam-nos que, entre 1414 e 1415, o misterioso Flamel exercia o ofício de livreiro jurado da Universidade de Paris com direito à isenção de impostos (tailles).


Ora, nessa data, só os quatro principais livreiros é que tinham direito à tal isenção das tailles, o que significa que ele só podia ser um desses quatro grandes ou principais livreiros, um officium magni librariatus.

É assim que, numa autêntica caça ao homem, levou-se a cabo uma série de investigações que lembram um caso de polícia e que culminaram, por fim, com a sua identificação, o que, a bem ver, não deixará jamais nenhum historiador indiferente.

https://www.facebook.com/waltergrosse40/

Detalhes do produto

Editora
Manufactura, chancela da Europress - Editores e Distribuidores de Publicações Lda.
Título
Nicolas Flamel. O vencedor da pedra pelo fogo
Autor
Walter Grosse

http://manufactura.pt/autores/walter-grosse/

Depósito legal
445515/18
ISBN
978-972-559-377-6
Edição
Outubro de 2018
Idioma
Português
Dimensões 
160 x 230 x 8 mm
Encadernação 
Capa mole
Páginas
158


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ennœa e o Alquimista de Coimbra

Fulcanelli. Les zones d'ombre enfin éclaircies